terça-feira, 11 de julho de 2017

Temer garantido pelo subalterno

Com um governo escorado em um homem forte na economia, Michel Temer acabou armando uma cilada para si próprio. A questão política agora não é se o seu governo permanece, mas se após sua queda Henrique Meirelles vai ficar no ministério da Fazenda. Bem, triste o país que precisa de Meirelles para sua sustentação econômica, pior ainda para este país se ele for também uma sustentação do equilíbrio político. E dizem que em conversas de bastidores, ele vem fazendo até exigências para ficar no ministério. Matérias plantadas, é claro. E nem é preciso dizer por quem.

No governo Temer, Henrique Meirelles não disse ao que veio, do mesmo modo que vem sendo sua carreira pública, onde ele apareceu sempre como solucionador implacável de problemas. O homem é um sucesso, infelizmente não consumado. Já foi presidenciável, era para ser governador de Goiás, falaram na sua candidatura para o Senado, mas ele acabou mesmo como ministro de um governo meia-sola. Deixemos para lá seu currículo como banqueiro, mas em função pública esta grande promessa brasileira nunca se cumpriu. E faz tempo que ele está na jogada. Costuma-se esquecer que Meirelles ocupou o Banco Central de 2003 a 2011, portanto durante os dois mandatos de Lula, governo de onde vem esta baita crise não só pelo que foi feito como também pelo que se deixou de fazer. E era também o ministro da Fazenda que Lula queria para Dilma. Ela é que recusou.

Todas as mamatas e a desestruturação do país têm origem no governo Lula, de modo que fica difícil manter Meirelles na inocência da porção de desgraças tramadas naquele período. Seria desmerecer sua inteligência dizer que ele não viu a sistematização da corrupção e os lances inacreditáveis que fizeram desmoronar a nossa economia. Aliás, sobre isso existem declarações suas na época afirmando que o modelo político e econômico de Lula estava muito certo e que o futuro estaria garantido com o que eles estavam fazendo.

No entanto, fora o que os petistas armaram de encrenca na economia, qual é o projeto de Meirelles para enfrentar esta crise? Duvido que alguém saiba de uma ideia dele que mereça ser destacada. É um fato que além da reforma trabalhista e a da previdência não existe nenhuma formulação abrangente para a economia brasileira. Mesmo a inflação vem sendo contida mais pelos maus efeitos da crise do que por medidas do governo. Porém, nesta era de carência em todos os sentidos, Meirelles é tido como fator de grande sustentação. Ora, só se for entre seus colegas banqueiros, de onde vem de fato sua força política. Já na condução da economia ele não demonstrou na prática o que se esperava dele. Mas é o que temos como condutor desta transição na área da economia, o que não deixa de ser mais um sintoma da crise. Num tempo de fraqueza, homens fortes são assim.

.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: