sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Bolsonaro ao natural

O jornalista Claudio Dantas, do site O Antagonista, fez uma boa entrevista com o deputado Jair Bolsonaro, que permite compreender bem o nível do pré-candidato. Como Bolsonaro anda bastante ocupado fazendo campanha eleitoral fora do prazo legal, Dantas teve que colar nele a partir das cinco horas da manhã, acompanhando-o numa visita a Uberlândia. A entrevista foi se desenvolvendo durante o deslocamento do deputado até Minas Gerais, o que acabou resultando num formato de reportagem e deu naturalidade ao diálogo entre o jornalista e o político.

A viagem produziu também outro vídeo, que nada tem a ver com O Antagonista, mas mostra também de forma natural como é o candidato que a direita oferece para salvar o país. Em Uberlândia, Bolsonaro disse a um público reunido em volta de um caminhão-palanque que tinha muito orgulho de "também ser paulista desse estado maravilhoso que é a locomotiva da nossa economia". Em um cochicho no ouvido, foi avisado por um assessor de que estavam em Minas Gerais, mas não adiantou. Ele ainda disse que "como integrante do Exército brasileiro" queria saudar a Polícia Militar de São Paulo. Então pediu "uma salva de palmas para a Polícia Militar de São Paulo". Da plateia gritaram "Minas Gerais" e o deputado foi alertado novamente por gente que estava em cima do caminhão. Só então ele entendeu que não estava no estado de São Paulo.

A direita brasileira está com um problemão. Antes da largada conseguiram uma candidatura que surpreende nas pesquisas, mas que nasce com um sério problema que precisa se resolvido com urgência: o próprio candidato. Na entrevista, o jornalista de O Antagonista conseguiu extrair muita coisa que permite conhecer a complicação que será para que Bolsonaro chegue a 2018 com credibilidade para a disputa de fato, quando terá de enfrentar debates e questionamentos. Tudo indica que ele terá muita dificuldade com questões mais sérias que "pagar flexões". Uma boa mostra de como anda a cabeça de Bolsonaro é revelada numa significativa pergunta que saiu não do entrevistador, mas dele mesmo. "Eu tenho que entender tanto de economia?", foi o que ele perguntou de volta quando Dantas quis saber quais são suas diretrizes para a economia, indagando sobre nomes da equipe econômica e sua opinião sobre a atual situação do país neste setor.
.........................
POR José Pires

___________________

Nenhum comentário: