quinta-feira, 29 de março de 2018

Os amigos de Michel Temer na cadeia

Nem sempre uma imagem vale por mil palavras, mas esta foto vale até um pouco mais. Sinta o clima da comitiva presidencial na chegada para a inauguração do novo aeroporto de Vitória, nesta sexta-feira. A foto foi distribuída pelo setor de imprensa do Palácio do Planalto. No momento do clique, o presidente Michel Temer já estava sabendo da ação da Polícia Federal que prendeu uma porção de pessoas muito próximas dele. A situação é tão complicada que o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, desistiu na última hora de comparecer à cerimônia de inauguração. Por ironia involuntária, mandou o vice.

Na Operação Skala foi preso até o famoso coronel Lima, amigo de Temer, suspeito de ser seu operador. Entre os presos estão também José Yunes e Vagner Rossi, políticos do círculo de amizades do presidente da República. O ministro Luís Roberto Barroso autorizou 13 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. Na última terça-feira, o Jornal Nacional revelou documentos do inquérito sobre o Porto de Santos. Numa planilha está escrito o seguinte: “Lima quer participação para MT, MA e L em torno de 20%”. As iniciais “MT” também aparecem em outra planilha, onde é dito que o “percentual ainda não está acertado” e que “Lima está terminando o contrato”. Este inquérito havia sido arquivado em outubro do ano passado por uma juíza de São Paulo. Na semana passada, por ordem de Barroso, foi entregue ao Ministério Público.

No despacho em que mandou prender os amigos de Temer, o ministro Barroso menciona contrato de R$ 160 milhões para obras da usina de Angra 3. O contrato ficou com a Argeplan, empresa de João Baptista Lima Filho, o coronel Lima. No despacho, o ministro do STF cita depoimento de José Antunes Sobrinho, investigado pela Lava Jato onde ele diz que a Argeplan só foi escolhida porque é ligada a Temer. Por não ter capacidade para o serviço, disse Antunes Sobrinho, a empresa do coronel Lima teve que subcontratar a Engevix.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: