segunda-feira, 16 de abril de 2018

O retrato de sua própria desgraça visita Lula

A lista de senadores da Comissão de Direitos Humanos que devem visitar o ex-presidente Lula nesta terça-feira, na sala que lhe serve de cela, em Curitiba, serve como excelente exemplar da atual condição política de Lula e de seu partido. A visita foi autorizada pela juíza Carolina Lebbos nesta tarde. A juíza fez questão de ressaltar a inexistência de notícia de violação das garantias individuais do ex-presidente.

Mas vamos à lista exemplar: são os petistas Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann, Humberto Costa, Fátima Bezerra, Regina Souza, José Pimentel, Paulo Paim e Paulo Rocha; os pedetistas Ângela Portela e Telmário Mota, além de João Capibaribe e Lídice da Mata, do PSB, e ainda Vanessa Grazziotin, do PCdoB. O emedebista Roberto Requião aguardará com sua simpatia os colegas em seu estado.

Reparem que são os mesmos que formaram na linha de defesa de Dilma Rousseff, na tentativa de evitar seu impeachment. Ao grito de cada um deles — e como gritaram — em contrariedade ao desenvolvimento do processo, o impeachment de Dilma andava mais um pouco. Tudo o que faziam dava um forte empurrão para a frente na cassação, seja a tentativa de costura de acordos de bastidores ou na defesa aberta em plenário, qualquer movimento da tropa de incapazes contribuía para o estímulo dos que já eram favoráveis à derrubada do governo do PT, servindo também para o convencimento dos indecisos. Suas interferências eram de uma eficiência impressionante para dar aos indecisos a certeza de que a melhor opção era o voto contra Dilma.

Liderados por Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias e Vanessa Grazziotin, este grupo de senadores merece ficar na história do Legislativo como defensores políticos de uma incompetência extremamente rara, mesmo num Congresso Nacional que em seu conjunto não é lá essas coisas. Eles são mesmo insuperáveis. Não é por mera coincidência que muitos deles nem pretendem tentar a reeleição.

Pois aí estão as lideranças políticas com as quais Lula está tendo que contar. É também a partir deles que terá de ser estruturada uma saída para a terrível crise de credibilidade em que está afundada a esquerda. Com o nível desta caravana de políticos em visita ao condenado por corrupção e lavagem de dinheiro fica até risível que alguém acredite que Lula pode se sair bem dessa situação. Sabendo da tremenda inabilidade desses tipos, mais engraçado ainda é supor que a esquerda não será dizimada eleitoralmente neste ano que tem a marca política da prisão como criminoso comum do líder tido por eles como sua maior glória.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: