domingo, 1 de abril de 2018

Um país que não se cuida

Após desastres como o ocorrido nesta sexta-feira na Ilha Grande, em Angra dos Reis, no atropelamento de banhistas por uma lancha, costumam aparecer informações sobre a falta de procedimentos que evitariam a tragédia. Nos mais variados problemas neste nosso Brasil, em situações das mais dramáticas, quase sempre surge depois a indicação de que os riscos já eram conhecidos. Quatro banhistas foram atropelados no acidente em Angra, com duas mortes e duas vítimas com ferimentos graves. Uma teve um pé amputado.

Depois do acidente, soube-se que em dezembro do ano passado o procurador Ígor Miranda da Silva, do Ministério Público Federal em Angra dos Reis, requisitou providências administrativas do Ibama, da Marinha e da prefeitura para garantir maior segurança aos banhistas  em toda a faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro. A informação é do site G1. O procurador diz que fez o pedido “após presenciar a absurda proximidade de embarcações [lanchas e escunas] de banhistas em diversas praias de Angra dos Reis”.

Não me surpreenderia caso apareçam notícias sobre outros alertas anteriores quanto ao perigo de acidentes como este naquela região. Vivemos em um país onde quem exige o atendimento de regras básicas de segurança em qualquer situação, quase sempre tem sua cautela menosprezada, podendo inclusive ser ironizado até pelas pessoas em risco. Também é aqui a terra em que desastres desse tipo costumam percorrer um trâmite de décadas na polícia e no Judiciário, acabando na impunidade. Segundo a polícia, no acidente de Angra dos Reis pode ter havido distração do condutor ou um defeito técnico que fez a lancha avançar sobre os banhistas. Nas duas hipóteses, segundo o delegado que cuida do caso, houve imperícia do condutor. E o condutor? Ah, sim, ele pagou uma fiança de R$ 2 mil e foi liberado no mesmo dia.
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: